A Visão

A Visão

Tudo que os nossos olhos podem perceber é essencialmente uma fonte de luz, num olho normal (olho ÉMETROPE) a imagem é formada na retina num ponto chamado Fovéa (Fóvea Centralis) e enviada para o cérebro através do NERVO OPTICO.
Olho Emetrope (não precisa de correçao visual)
  
Principais Componentes do Olho Humano 
A parte mais externa do globo ocular é a CÓRNEA, se fizermos uma analogia do olho humano com um relógio, ele seria o vidro desse relógio. Essa estrutura do olho é uma lente muito frágil com aproximadamente 43 graus junto com o CRISTALINO a lente natural que possui aproximadamente 13 graus e ajuda na focalização das imagens na RETINA do olho. Isso mesmo o nosso olho é uma lente que tem aproximadamente 60 graus.


 
Córnea
É a parte protuberante do olho que fica visível e que está situada em frente à Íris (colorido do olho). Ela possui uma curvatura bem acentuada com aproximadamente 45,00D. Seu diâmetro é de 12 mm e sua espessura central 0,6mm aproximadamente. É composta de uma camada inteiramente lisa e transparente. Sua propriedade é convergir às imagens vistas para que sejam focalizadas na retina.


Cristalino
É uma espécie de lente (com aproximadamente 13 D) completamente transparente, que muda de grau (dioptria) conforme a distancia do objeto que está sendo observado. Exemplo; quando se olha para longe, o grau (dioptria) torna-se mais fraco, permitindo visão nítida para longe. Quando se olha para perto o grau (dioptria) torna-se mais forte, permitindo visão nítida para perto. Esta mudança de grau (dioptria) do cristalino é chamada de “acomodação”, que é a função do cristalino, na qual ele focaliza nitidamente as imagens sobre a retina, estando o objeto a qualquer distância.


Íris e Pupila
Íris: É uma membrana de forma circular com 12 mm de diâmetro aproximadamente e com uma abertura no centro chamada de “pupila”, cujo diâmetro é de 4 mm. Fica localizada entre a córnea e o cristalino. Seu aspecto é que dá o colorido aos olhos. A íris funciona como uma espécie de diafragma da máquina fotográfica, diminui sua abertura central (pupila) quando exposta a muita luminosidade e dilatam-se quando está em ambiente muito escuro. Sua função é controlar a entrada de luz no olho, melhorando a acuidade visual. Pela pupila passam todas as imagens que um ser humano observa.
Pupila: É a abertura existente no centro do olho, semelhante a um circulo escuro.

Para fazer o teste de abertura e fechamento da pupila você precisa estar em local fechado aonde possa ficar escuro e de uma lanterna pequena (aquelas de celular ja servem). Peça para alguem ficar com os olhos abertos e desligue a luz do ambiente, aguarde alguns segundos, depois aproxime a luz do olho do seu ajudante e você irá perceber que a pupila diminue de tamanho rapidamente.


Estas sao algumas informações sobre o Olho Humano, as outras partes  do olho humano serão disponibilizadas de acordo com a necessidade dos leitores para este post.