Dicas de Óculos e Armações


Agora você vai ter algumas dicas sobre quais são os melhores óculos para cada tipo de rosto, e algumas observações sobre como as cores das armações podem influenciar positiva ou negativamente no uso no dia-a-dia. Lembramos, entretanto, que são apenas noções simples, sobre qual formato de armação combina mais com certos tipos de rosto, e sobre que cores evidenciam melhor certos estilos. Entretanto é a sua percepção pessoal, que irá ditar com maior precisão o modelo certo a ser escolhido. O importante é se sentir confortável e extremamente à vontade com os óculos que você escolheu. Afinal, é uma peça que será usada diariamente e o principal interessado é você.
Qual é o formato do seu rosto? existem varios tipos de formatos de rostos os mais comuns são: redondos, ovais, quadrados e triangulares. Para cada formato de rosto existe um formato de armação adequada. Para que possamos escolher o tipo de armação certa vamos identificar o seu tipo de rosto. Lembre-se são noções simples para a escolha da sua armação.

Rosto Redondo
Formato Redondo
Pessoas com esse perfil tem queixo e testa bem marcante. Em geral a largura e o comprimento do rosto são quase iguais. Evite as armações redondas ou muito pequenas. Ofereça as opções retangulares ou quadradas, com hastes grossas e cores claras.

Rosto Oval

Formato Oval
Esse tipo de rosto costuma ter formato equilibrado, por isso combina com mais tipos de armações que outros formatos de rostos. Uma dica: para compensar um rosto mais largo, a armação deve “ampliar” o rosto para fora. Óculos e armações com o formato “mariposa” na parte superior e ovalado na inferior são uma ótima escolha. Pessoas com esse formato de rosto podem abusar das cores (de acordo com o tom de pele ou do cabelo).

Rosto Quadrado

Formato Quadrado
Testa larga e maxilar saliente são marcantes neste tipo de rosto. O ideal é usar armações ovaladas ou arredondadas, de material claro, que ampliam a área dos olhos. Esse modelo suaviza o rosto. Escolha sempre modelos grandes e evite os quadrados.

Rosto Triangular

Formato Triangular
O rosto triangular é achatado ou comprido com testa larga e queixo fino. As armações estreitas e com bordas ligeiramente curvas equilibram as formas do rosto, especialmente o maxilar inferior estreito. Boas opções também são armações arredondadas e de linhas mais suaves, ligeiramente ovaladas.
Pessoas com esse perfil tem queixo e testa bem marcante. Em geral a largura e o comprimento do rosto são quase iguais. Evite as armações redondas ou muito pequenas. Ofereça as opções retangulares ou quadradas, com hastes grossas e cores claras.

Dicas para todos os rostos:

Armações com ângulos e formas retas deixam a expressão mais séria, ao contrário das arredondadas, que deixam a fisionomia mais leve e discontraida. Os óculos mudam a "a cara da pessoa". Pessoas que lidam diretamente com o público tendem a preferir armações mais discretas.

Cores dos óculos e os cabelos.

A cor da armação deve combinar com a cor dos cabelos, e não com a dos olhos, e também devem se harmonizar com o tom de pele. Abaixo, algumas dicas que vão fazer toda a diferença na hora de escolher um modelo:

Cabelo ruivo e castanho claro

Pele dourada ou rosada: armações transparentes, prata, tons frios ou um pouco descoloridos (efeito desbotado pelo sol).

Castanho escuro

Pele clara: armações prata ou preta, azul escuro, vermelha e tons intensos de cores frias (violeta e cinza, por exemplo).

Loiro

Pele dourada: armações mescladas de cores escuras ou claras, tons jade e salmão.